12.11.06

De Linus ao Muriqui Linux



O nome Linux surgiu da mistura de Linus + Unix. Linus é o nome do criador do Linux, Linus Torvalds. E Unix, é o nome de um sistema operacional de grande porte.

Mas porque o Linux é gratuito?

Linus Torvalds, quando desenvolveu o Linux, não tinha a inteção de ganhar dinheiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades. O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de ajuda coletiva. Ou seja, ele coordena os esforços coletivos de um grupo para a melhoria do sistema que criou. Milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor.

O que é Licença GPL?

O Linux está sob a licença GPL, permite que qualquer um possa usar os programas que estão sob ela, com o compromisso de não tornar os programas fechados e comercializados. Ou seja, você pode alterar qualquer parte do Linux, modificá-lo e até comercialiazá-lo, mas você não pode fechá-lo (não permitir que outros usuários o modifiquem) e vendê-lo.
Distribuição Linux baseada no Debian. Usa como instalador o "anaconda" do projeto Fedora. É um projeto recente que visa facilitar o processo de instalação para o usuário final de um Linux baseado no Debian.

O Muriqui Linux é apenas uma das distribuições do Linux. Existem tantas outras como: Conectiva, Fedora, Red Hat, Slackware Linux, SuSe, Mandriva, Debian, Kalango, Kurumim, Ubuntu Linux , Kubuntu